No programa da Xuxa desta segunda feira, 11, o cantor Diogo Nogueira afirmou que sofreu preconceito por ser branco dos olhos azuis. Diante disso, muitas pessoas das redes sociais se mobilizaram diante desse comentário dele, afirmando existir um tal de racismo inverso. Mas será que ele existe mesmo?Vamos conceituar alguns tópicos para que fique mais fácil o aprendizado e para que as pessoas brancas que afirmam que existe racismo reverso aprenda.
O que é preconceito?
Preconceito é a ideia ou o conceito que temos de algo ou alguém antes de conhecer de verdade algo ou alguém.(Todos nós somos preconceituosos, todos julgam, todos criam ideias sobre alguém)
O que é discriminação?
Discriminação é quando você impede ou proibir alguém de fazer algo por conta dos seus preconceitos. É quando você emite o seu preconceito e o compartilha. Com ódio, sem informação, cargas de discriminação são distribuídas na sociedade.
O que é racismo?
Para começo de conversa, racismo é algo histórico. Portanto, as pessoas precisam estuda-lo para ter mais informação. Então, brancos não sofrem racismo, não existe racismo inverso.
Certo, já fiz uma explicação para cada tópico, agora vamos falar sobre o foco principal do texto. Diogo Nogueira, cantor branco de samba, filho de João Nogueira, que atualmente faz sucesso no ramo da música com seus sambas. Segundo ele, ao entrar no meio do samba, ele sofreu racismo.
Como foi explicado um pouco acima, racismo é algo histórico. Vale lembrar, que foi a Europa que invadiu o continente Africano, explorando as terras Africanas, afirmando por meio de pesquisas mentirosas que negros eram inferiores, em conjunto com suas igrejas europeias pregando que os negros eram amaldiçoados(sem alma) e que precisavam se redimirem pelo trabalho, sendo escravizados. Foi a Europa que elegeu a beleza branca como algo bonito, na mídia, na moda, em todos os aspectos. Foi a Europa que por meio das suas igrejas, modificou a religião dos negros africanos, os forçando a se converterem por ameaças. Foi a Europa que elegeu o nariz fino,o cabelo liso e a pele clara como padrão de beleza.
Trazendo para atualidade, podemos ver alguns gráficos e tirarmos as nossas próprias conclusões que muitas coisas precisam mudar.
| 30 mil assassinatos em 2012; do total de mortes, 77% eram negros |
Então, como existiria racismo inverso? Como não trabalho com suposições, a única opção é dizer que NÃO EXISTE RACISMO INVERSO. Diogo nogueira, nunca sofreu e nem sofrerá racismo porque ele é branco dos olhos azuis.
Comentários
Postar um comentário