Pular para o conteúdo principal

4 jovens pretos e pretas que REPRESENTAM O BONDE!

     



     Eu ultimamente estou andando um pouco lotado de coisas para fazer e escrever e acabei esquecendo desse nosso cantinho de conversa. Além disso, estou escrevendo para o Desabafo Social e participando mais ativamente na política de avanço dos direitos humanos. Diante de tudo isso, fiquei na dúvida se continuaria escrever no blog ou não e decidi CONTINUAR.
 

      E hoje, depois de tirar essas férias prolongadas, estou voltando com o intuito de escrever sobre os negros de Salvador, que por meio da estética, ativismo e idéias inovadoras estão revolucionando essa cidade e aumentando a nossa representatividade.

       Antes de largar o doce, já vou adiantando que nesse post colocarei 4 projetos/pessoas que contemplam a nossa representatividade. Mas, ao decorrer das semanas e meses, colocarei mais e mais pessoas. O POVO PRETO VAI AVANTE NA LUTA!

#1- Maurício Sacramento/ BATEKOO
            
                              fotografo Kelvin Yule

       A festa noturna BATEKOO vem crescendo na cidade de Salvador, criada e organizada pelo produtor Maurício Sacramento, a festa negra é um dos maiores sucessos dessa geração. Sempre lotada e com muito twerk, pagodão e funk, a batekoo é um show de empoderamento. O produtor, mesmo que sem querer, terminou criando um espaço de reconhecimento da negritude e de libertação das identidades.

Facebook: https://www.facebook.com/maaauriciob?fref=ts

#2- Samira Soares/ Enegrecer/Kizomba
                                         

       Samira Soares, militante do coletivo ENEGRECER e KIZOMBA, uma das organizadoras da marcha do empoderamento cresto, começou a ter aproximação com a militância desde o ensino médio e hoje é uma das mulheres negras mais conhecidas quando se fala em empoderamento negro. Nascida e criada em Lençóis, Samira faz política na sua cidade com as crianças e adolescentes negros e negras. Muito ligada as discussões sociais e raciais, Samira utiliza as redes sociais como forma de passar conhecimento para aqueles que vos seguem. Ela é forte, destemida e lutadora, guerreira contra qualquer tipo de golpe contra a juventude negra, representatividade mora nela.

Facebook: https://www.facebook.com/samira.soares.18?fref=ts


#3- Rogério Teodoro/Ativista LGBTT

Fotografo Everton Carvalho
       Rogério Teodoro é aquela pessoa do qual todas gostam, carisma mora nele e o estilo também. Por meio da sua estética e do seu estilo de se vestir, ele faz política. Sempre quebrando os padrões sociais, Teodoro utiliza as suas redes sociais e as suas intervenções artísticas para gerar discussões sobre gênero e sexualidade. Rogério é alguém além do tempo, bicha preta futurista, algo que ele gosta de frisar, e grande influenciador nas redes sociais. É o rosto e o estilo da desconstrução, ele é tombamento.           


                                                                             
#4- Annia Rizia/Empreendedora/DJ

Fotografia Acervo Kanaloa
       Annia Rizia é uma das pessoas que nos faz acreditar que Deus é uma mulher preta. Moradora do Lobato no subúrbio ferroviário , Annia é uma das negras mais influenciadoras nas redes sociais. Super modelo, uma Dj maravilhosa e uma empreendedora incrível com a sua loja de acessórios Cândida Dide, que tem como objetivo externalizar empoderamento aos corpos negros, através de peças inspiradas em adereços originários do nosso povo e através de enaltecer a nossa beleza que é marginalizada. Além disso, nasceu com aquela coisa chamada star potential(potencial para estrela), onde ela vai ela leva o empoderamento e a representatividade da mulher preta e periférica.

Cândida Dide:https://www.facebook.com/candidadide/?fref=ts
                                               



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha de Como eu era antes de você - Jojo Moyes

(Foto retirada do Google) Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só ...

A nossa miss Brasil é Preta!

     Essa edição foi a edição com mais candidatas negras na disputa. As candidatas deste ano representaram Bahia (Victoria Esteves), Espírito Santo (Beatriz Leite Nalli), Maranhão (Deise D’Anne), Paraná (Raissa Santana), Rondônia (Mariana Theol) e São Paulo (Sabrina Paiva). Segundo o IBGE, 54% dos brasileiros se consideram pretos ou pardos. Entretanto na nossa história só tinhamos tido um Miss Preta, Deise Nunes, em 1986.      Na edição do concurso no ano passado, apenas uma das 27 candidatas era negra. “Eles queriam que eu alisasse meu cabelo, afinasse meu nariz, mudasse meus traços, então, resolvi desistir”, revelou a modelo ao jornal Correio Braziliense . disse Amanda Balbino, Miss Distrito Federal.      Mas dessa vez foi diferente, depois de tanto tempo, conseguimos ter uma mulher preta como a mulher mais bonita do Brasil, a nossa miss Brasil. Temos certeza que Raissa Santana nos representará muito bem no Miss Universo...

Renato Aragão para a playboy e atos racistas disfarçados de piada.

   Ontem eu cheguei aqui em Barra de Jacuípe para curtir as minhas férias de verão e logo na chegada recebi a notícia de um ocorrido extremamente triste aqui na cidade.     Aqui no sítio onde me encontro reside um senhor que nos ajuda na limpeza do local e auxilia na manutenção da casa. Há dois dias atrás, minha família e a família dele decidiram ir ao circo que estava na cidade (temos muitas crianças na casa e nada melhor que um divertimento em um circo, não é mesmo?). Eu estava na casa de minha irmã e não pude ir com eles , entretanto assim que cheguei, procurei saber sobre os "babados" desse circo. E fiquei muito decepcionado.     Assim que chegaram no circo, foram recepcionados por dois palhaços que ao ver o rapaz que trabalha aqui no sítio fizeram um ato racista, disfarçado de brincadeira, o chamando de king kong por conta da cor de pele do rapaz. Meus pais não estavam presentes no momento e o rapaz sem ação perante aquela brincadeira, preferiu se ...