Todo mundo que mora em periferia/favela, já ouviu falar ou já bateu uma laje na vida. Creio até que seja uma das certezas da vida de todo periférico, bater laje é certo! Ta para achar aquela pessoa que não gosta de bater laje, todo mundo ama. O sentimento depois de ver ela batida é maravilhoso, uma mistura de dever cumprido e vitória que ninguém consegue expressar o quanto emocionado está.
Bater laje é tendência nas comunidades, é onde todos os "ceros" e "ceras" do bairro se juntam para realizar aquela proeza. Realizar aquela construção em COMUNIDADE.
Há 3 coisas que devem ser feitas para bater uma boa laje:
- Deve-se fazer aquela bela feijoada(não importa se o feijão ta caro), com muita carne e cozinhada naqueles panelões. Até porque, meus "ceros" e "ceras" precisam estar bem alimentados para carregar os blocos e fazer cimento, né manxs?! Além disso, deve-se comprar aquele belo sacão de farinha para que as pessoas façam o seu delicioso cimento na tigela. Sim, o feijão é servido em tigelas e vasilhas, nada de pratos, precisamos nos alimentar bem. Já viram os corpos dos "ceros" e "ceras", acham que é fácil manter toda aquela musculatura?! CÁ CÁ CÁ
- Também, é necessário,pelo menos, de 2 caixas de cerveja para alimentar o fígado dos "ceros" e "ceras" presentes porque ninguém trabalha sem combustível. E um detalhe, nada de "NO GRAU", por favor. Ninguém merece. Somos todos filhos de Deus.
- Nada de brigas, precisamos de união no momento da batida de laje. Uns carregam sacos de cimento, enquanto outrxs misturam com areia, outrxs colocam tijolo e assim a laje vai crescendo.
Detalhe: Ao bater laje, não existe distinção de gênero. É homem fazendo feijão, mulher carregando cimento...
Bater laje é algo que todo mundo deveria fazer, pelo menos uma vez na vida. Rico ou pobre, bater laje ensina a tod@s a trabalharem em grupo e a viverem em comunidade. Talvez, se os ricos batessem laje, o mundo não seria tão desigual. Além disso, o samba depois de ver a laje batida é a melhor coisa que a gente pode fazer. Todos e todas mort@s de cansaço caindo no sambão e comemorando mais uma laje na comunidade é emocionante.
E é por isso que construo esse blog, quero transforma-lo em uma laje batida, e convido vocês a me ajudarem a batê-la. Me enviei textos que vocês querem publicar aqui no OCUPA PRETO para o email icarojss@gmail.com que publicarei com a assinatura de vocês. Pode ser qualquer tipo de texto(fotos também vale).
VAMOS BATER ESSA LAJE?

Comentários
Postar um comentário