Pular para o conteúdo principal

Enganados pela cegueira virtual

    Não posso mentir que estou muito triste comigo pelo fato de que me ceguei pelos delírios das redes sociais e acreditei em uma imagem sem nem apurar os fatos. Mesmo assim, não compartilhei e esperei mais informações para poder tomar partido sobre a situação.
    Nesses dias de carnaval,o vídeo de uma vendedora de água se tornou viral nas redes sociais e recebeu diversas críticas dos internautas, a colocando como alguém que estava vendendo água suja para os clientes.



    Entretanto, hoje às 14 horas no programa Balanço Geral, liderado por Zé Eduardo(Bocão), essa mulher foi entrevistada e explicou o que realmente aconteceu naquele dia. Segundo a vendedora, ela estava enchendo garrafas do isopor para distribuir aos Muquiranas que como sabemos utilizam arminhas de água durante o percusso do bloco e só compram cerveja com o vendedor se o mesmo encher as arminhas. Além disso, ela falou que tinha pegado aquela garrafa sem o lacre para que ninguém pensasse que ela estaria vendendo água do isopor, mas infelizmente alguém filmou sem procurar saber dos fatos ou para prejudica-la.(E se pararmos para ver o vídeo com cuidado, ela não coloca a garrafa no isopor novamente. Ela deixa no chão para quando passar algum muquirana ela encha a arma)
    Hoje, durante o programa essa vendedora se mostrou muito abalada perante a repercussão do ocorrido, grávida de 7 meses, moradora de Feira de Santana e com dois filhos a tira colo, ela foi impendida de vender por conta das críticas e por medo de sofrer agressões verbais nesses últimos dias de carnaval. Diante disso, a vendedora que não pode continuar vendendo, terminou seu carnaval com prejuízo e muito abalada psicologicamente.
    Eu entendo que nas redes sociais, por pressa, nós não investigamos os casos que nos são expostos e acabamos compartilhando informações falsas, ou vídeos ambíguos como esse.
    Por que a pessoa que filmou não foi procurar saber o porquê dela encher as garrafas? Creio que para a pessoa que filmou não importava o que a vendedora iria sofrer com a viralização desse vídeo porque o importante são os minutos de fama e a quantidade de compartilhamento nas páginas, não é mesmo?! Não somente quem publicou mas todos que compartilharam também. Todos cegos pela enganação virtual.
    Quando vejo casos como esses eu lembro do livro/filme "ensaio sobre a cegueira"de José Saramago do qual as pessoas ficam cegas por conta de muita luz, tudo branco. E hoje, com esse mundo virtual nós estamos com essa cegueira. São tantas informações que acabamos enganados pelo exposto.
 

Amigos, cuidado com o que publicarem e compartilharem.
 A cegueira também se tornou viral!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A nossa miss Brasil é Preta!

     Essa edição foi a edição com mais candidatas negras na disputa. As candidatas deste ano representaram Bahia (Victoria Esteves), Espírito Santo (Beatriz Leite Nalli), Maranhão (Deise D’Anne), Paraná (Raissa Santana), Rondônia (Mariana Theol) e São Paulo (Sabrina Paiva). Segundo o IBGE, 54% dos brasileiros se consideram pretos ou pardos. Entretanto na nossa história só tinhamos tido um Miss Preta, Deise Nunes, em 1986.      Na edição do concurso no ano passado, apenas uma das 27 candidatas era negra. “Eles queriam que eu alisasse meu cabelo, afinasse meu nariz, mudasse meus traços, então, resolvi desistir”, revelou a modelo ao jornal Correio Braziliense . disse Amanda Balbino, Miss Distrito Federal.      Mas dessa vez foi diferente, depois de tanto tempo, conseguimos ter uma mulher preta como a mulher mais bonita do Brasil, a nossa miss Brasil. Temos certeza que Raissa Santana nos representará muito bem no Miss Universo...

O assédio não diminui quando a roupa aumenta.

Você lembra a roupa que usava quando foi assediada? Provavelmente foi um daqueles shorts curtinhos. Devia estar rebolando, insinuando-se, oferecendo-se. Bem feito! Eles não sabem se controlar, você é que tem que se dar respeito.  Se você é mulher, muito provavelmente já ouviu esse pensamento, ainda que não direcionado a sua pessoa. Num dia desses, de muito calor e ruas vazias, eu precisei sair sozinha . Influenciada por aquele pensar, vesti uma calça por mais quente que estivesse e saí pela porta acreditando que o comprimento da minha roupa me protegeria do assédio. Ledo engano. No caminho para o ponto de ônibus, um ser importuno me apareceu. Quis xingar a ele, mas fiquei com medo de apanhar. Apenas rezei para que o ônibus logo chegasse e segui receosa. Apesar de todas as discussões feministas que participei anteriormente, foi durante aquela viagem de ônibus que refleti e confirmei que as coisas andam muito erradas e que não, o assédio não diminui conforme a roupa aumenta . ...

Domingo é dia de Encrespar Salvador!

Peguem a visão, Mowbês, Dia 13 de Novembro acontecerá a II Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador, com concentração no Campo Grande ao meio dia, saída às 14 em direção à praça Castro Alves. O movimento que levou mais de 4 mil pessoas às ruas no ano passado vem esse ano prometendo um afronte antirracista mais potente e mais unido, reunindo outros milhares de negros, negras, crianças jovens, adultos e idosos para afirmar que cabelo é nossa luta, resistência e história. A Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador é movimento que se concentra na desconstrução negativa do fenótipo negro através da afirmação da estética negra.  Acreditamos que afirmação da estética negra é um passo importante para a construção da identidade de cada indivíduo negro e na superação do racismo e é por isso que estamos convocando todas as pretas e preto a ocuparem as ruas na luta. Segundo a comissão organizadora estimular cada pessoa negra ao reconhecimento positivo de s...